HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA
A hiperplasia de próstata benigna (HPB) é o crescimento benigno da glândula e ocorre geralmente após os 50 anos de idade. Os principais sintomas são dificuldade para iniciar a micção, jato fino, aumento da frequência urinária inclusive à noite, atrapalhando o sono.
O tratamento pode variar desde medicações até procedimentos cirúrgicos. Atualmente a maioria dos casos cirúrgicos são realizados por via endoscópica ou robótica:
RTU DE PRÓSTATA: Procedimento de escolha para próstatas menores, geralmente até 80g. Com ajuda de uma câmera através da uretra realizamos uma “raspagem” do tecido prostático, abrindo a luz uretral e facilitando a micção.
PROSTATECTOMIA SIMPLES: Procedimento utilizado em próstatas mais volumosas. Atualmente a plataforma robótica auxilia neste procedimento, diminuindo sangramento e tempo cirúrgico. Vale ressaltar que, esta cirurgia é diferente da prostatectomia radical realizada no tratamento do câncer de próstata.
CÁLCULO RENAL
A cirurgia para retirada de cálculos da via urinária é um procedimento cotidiano e na maioria das vezes é realizado por via endoscópica. O procedimento consiste na introdução, sob anestesia, de uma câmera através da uretra, acessando assim os cálculos, presentes na bexiga, ureter ou rim. Na maioria dos casos a recuperação é rápida, com curto tempo de internação hospitalar.
Dr. Victor Espinheira | CRM-SP 146590 RQE 62182. Powerd by OrionDesign
R. Joaquim Floriano, 820 – Conjunto 84 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
(11) 98856-6194 | (11) 2738-7192 | contato@drvictorespinheira.com.br