A robótica é um dos grandes avanços da medicina, e pode ser considerada uma evolução da tradicional cirurgia videolaparoscópica.
O cirurgião permanece sentado confortavelmente em um console por onde controla os braços robóticos que estão acoplados ao paciente.
Com ajuda de uma visão tridimensional (3D) de alta definição e um aumento de 10x, é possível identificar estruturas anatômicas importantes e realizar movimentos precisos, tornando o procedimento mais seguro e eficaz. Além disto, o robô consegue filtrar o tremor essencial normal das mãos humanas, diminuindo o risco de lesões em estruturas próximas a região que está sendo manipulada.
Para se habilitar em cirurgia robótica, é necessário um treinamento longo. São muitas horas em simuladores, até poder realizar o primeiro procedimento. Nos primeiros casos é necessário ajuda de um cirurgião mais experiente conhecido como proctor (monitor).
Dr. Victor é cirurgião certificado e habilitado desde 2017, além de ser proctor desde 2021, auxiliando cirurgiões que estão no começo da curva de aprendizado.
O robô não tem autonomia e não realiza nenhum movimento sozinho, tudo é controlado pelo movimento das mão e punhos do cirurgião.
Vários procedimento urológicos podem se beneficiar do auxílio do robô. Nos dias atuais, quase a totalidade das prostatectomias radicais e nefrectomias que são realizadas nos EUA utilizam a tecnologia robótica. No Brasil o uso do robô cresceu expressivamente na última década principalmente na urologia.
Segue alguns exemplos de cirurgias urológicas que utilizamos a plataforma robótica:
Dr. Victor Espinheira | CRM-SP 146590 RQE 62182. Powerd by OrionDesign
R. Joaquim Floriano, 820 – Conjunto 84 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
(11) 98856-6194 | (11) 2738-7192 | contato@drvictorespinheira.com.br